HEMATOLOGIA

Orientações para pacientes em tratamento com risco de neutropenia febril

De forma simplificada, neutropenia febril é uma condição onde a baixa imunidade do paciente permite a passagem de germes de dentro do trato gastrointestinal para o sangue. Quando isso ocorre, o paciente tem febre (temperatura axilar acima de 38oC).

Se você está recebendo tratamento onde existe risco de neutropenia febril – por exemplo, quimioterapia com R-CHOP, citarabina em alta dose, venetoclax – e apresentar temperatura acima de 38oC, você deve se dirigir à emergência mais próxima para que seja tratado com o protocolo de neutropenia febril. Isso quer dizer que você será submetido à entrevista com o médico da emergência, coleta de exames e início de antibioticoterapia. E se estiver neutropênico, será hospitalizado até que a imunidade aumente.

Se você está em tratamento, apresentou febre e está na dúvida se deve ou não ir à emergência, entre o no aplicativo da Oncologia D’Or, e contacte a enfermeira de sobreaviso. Mas normalmente eu aviso aos pacientes em tratamento se o que eles estão recebendo representa um risco de neutropenia febril.